O câncer de pele ocorre por um aumento desordenado e descontrolado de células cutâneas que sofreram transformação. Existem diferentes tipos de câncer de pele.

Os mais comuns são os carcinomas, que embora ocorram mais, apresentam menor gravidade. O segundo tipo mais frequente são os melanomas, que são mais graves porque podem se espalhar rapidamente pelo corpo e levar ao óbito.

ENTRE EM CONTATO

A maioria dos cânceres de pele ocorre por causa do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. Por isso, a proteção é a principal forma de prevenção. Sempre use filtro solar com fator (FPS) igual ou superior a 30. É preciso proteger toda área corporal que esteja exposta ao sol e sem a cobertura da roupa (proteção física). O diagnóstico é feito através do exame clínico (localização, tamanho, cor, simetria), dermatoscópico e histopatológico (biópsia).

As pessoas mais suscetíveis ao câncer de pele são as que têm histórico familiar da doença, fototipo baixo (pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos), albinas, as que possuem muitas pintas e, é claro, as que se expõem ao sol excessivamente, sem proteção suficiente. Cada tipo de câncer de pele exige uma abordagem e tratamento diferentes. Diagnósticos precoces são fundamentais para uma maior chance de cura. Sendo assim, consulte periodicamente o dermatologista.