É uma doença de pele comum, caracterizada por vermelhidão, pápulas e pústulas no rosto. Algumas pessoas podem ficar avermelhadas apenas e nunca formar pústulas ou pápulas. Pequenos vasos dilatados também podem estar presentes devido a exposição solar prolongada. Um espessamento pode se desenvolver na metade inferior do nariz (rinofima- mais comum em homens) e bochechas.

ENTRE EM CONTATO

Esta condição pode durar anos, raramente revertendo-se espontaneamente, e pode se tornar pior sem tratamento. Cerca de 50% das pessoas com rosácea possuem envolvimento dos olhos (rosácea ocular). Muitas pessoas com rosácea não reconhecem esta condição nos seus estágios iniciais. Identificar a doença é o primeiro passo para seu controle. Os tratamentos são feitos na tentativa de parar a progressão da rosácea e em alguns casos revertê-la. Podem ser tópicos, orais ou com luz intensa pulsada e laser.

A chave para o tratamento com sucesso da rosácea são o diagnóstico e tratamento precoces. É importante seguir todas as instruções do dermatologista, pois se não tratadas adequadamente, a rosácea pode tornar-se pior e pode ser mais difícil tratá-la posteriormente.

Algumas dicas importantes:
– Evitar substâncias quentes, alimentos condimentados, cafeína e bebidas alcoólicas
– Usar protetor solar de amplo espectro e FPS alto, reaplicar a cada 2 horas; usar chapéu
e limitar a exposição solar.
– Evitar extremos de temperatura tanto de calor quanto de frio
– Exercitar-se em lugares arejados
– Evitar coçar ou friccionar a face.
– Evitar cosméticos e produtos faciais que contenha álcool.
– Usar spray de cabelos com cuidado, evitando contato com a face.
– Anotar episódios de vermelhidão da face, relacionando o ocorrido com atividades
feitas, produtos usados, ou outros fatores desencadeantes.